quarta-feira, 25 de maio de 2011

Circo Roda chega a Niterói com espetáculo inédito



A terceira e nova montagem do Circo Roda - DNA Somos Todos Muito Iguais - chega a Niterói, em curta temporada no Theatro Municipal. 

Com uma temática intrigante e cheia de vitalidade, o espetáculo aborda grandes questões da humanidade, como os mistérios de nossa origem e nossos destinos narrados por meio de acrobacias, malabarismos, saltos e vôos.
DNA - Somos Todos Muito Iguais conta a aventura de Inadequado, um homem desajustado e perdido no tempo, cuja vida vira de ponta-cabeça quando tenta ajudar uma Anja que despencou do céu.

A linguagem contemporânea do espetáculo reúne números circenses inovadores e tecnologia de ponta. Para esta aventura mágica, além da manipulação de objetos e bonecos gigantes que compõe o estilo das encenações do Circo Roda, foram criadas projeções com recurso de light grafitti -- técnica que utiliza desenhos com fonte de luz -- que interagem com o público e com as cenas. Projeções em vídeo em vários telões também fazem parte da montagem e, nelas, figuras hiperbólicas interagem com as estruturas genéticas e com os acrobatas, palhaços e outros personagens.

Temas como inclusão de portadores de deficiência física, clonagem, ancestralidade, cura de males, mutação e, formas de vida não imaginadas também são abordadas por meio de equipamentos circenses inéditos, elementos visuais e cenográficos e efeitos especiais nesta narrativa de emoções e surpresas.

 “DNA é um espetáculo inovador que busca mostrar a força e o talento do circo brasileiro contemporâneo em uma grande produção, com 20 artistas em cena, grandes elementos cenográficos, música, iluminação e efeitos especiais de alta qualidade para trazer ao público o que de melhor se produz internacionalmente em termos de entretenimento familiar”, explica Hugo Possolo, diretor artístico do espetáculo.

O espetáculo conta ainda com o apoio de outros dez técnicos. A parte musical é gravada, mas o percussionista Beto Montag completa o som, ao vivo, no palco, fazendo também a marcação dos momentos de impacto.
A trilha sonora de Paulinho Soveral une música brasileira, rock and roll e música eletrônica. Os figurinos de Telumi Helen e a luz de Caetano Vilela também estão em sintonia com a concepção artística que evidencia um imaginário contemporâneo.

A temporada do espetáculo DNA em Niterói é uma realização do Circo Roda, parceria entre os grupos de teatro paulistanos Parlapatões e Pia Fraus.

Sobre o Circo Roda
O Circo Roda nasceu da união dos grupos teatrais Parlapatões e Pia Fraus, em 2006, com o objetivo de renovar o conceito da atividade circense. A junção das companhias aproveita as características de suas linguagens específicas, compondo uma unidade no que diz respeito à comunicação direta com a platéia, à utilização de recursos de picadeiro, a uma constante pesquisa cênica e à manutenção de seus respectivos repertórios.
O Circo Roda responde aos anseios de artistas que sempre sonharam em seguir pelas estradas, levando às cidades brasileiras suas variadas linguagens cênicas: teatro, circo e teatro de bonecos. A trupe mostra uma tendência contemporânea de profissionalização do circo e, dessa forma, busca propor uma discussão sobre os novos rumos para as artes circenses, tanto no que diz respeito à parte artística como no que se refere à administração empresarial de um grupo, aliada a condições favoráveis de geração de trabalho e renda.
Assim, abre-se espaço para uma gestão moderna, valorizando artistas de qualidade e o treinamento constante para uma melhor qualificação técnica e estética. Num contraponto ao circo tradicional, o Circo Roda procura romper com o pensamento estigmatizado de que circo seja um mero entretenimento superficial, pretendendo erguer a linguagem do picadeiro ao mesmo grau e visibilidade que as outras artes cênicas do país.



Serviço:
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 • Centro • Niterói • Rio de Janeiro
Lugares: 400
Preço: R$20,00 inteira R$10,00 meia
Vendas antecipadas:
Bilheteria do TMNIT de terça a sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos, das 15h às 18h. 
Papelaria Papel Picado: Shopping Niterói Plaza - L3 - 3° piso 21 2722 0052
Acesso para pessoas portadoras de deficiência física

Dias 26, 27, 28 e 29 de maio de 2011
Quinta-feira, dia 26, às 21h – apresentação exclusiva para convidados
Sexta-feira, dia 27, às 21h
Sábado, dia 28, duas apresentações, às 16h e às 21h
Domingo, dia 29, duas apresentações, às 16h e às 20h




Nenhum comentário:

Postar um comentário